conteúdo do documento -->

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

História e Origem do nome (Taekwondo)


Internacional Taekwondo Federation (ITF)

Primeira federação de Taekwon-do criada, criada pelo General Choi Hong Hi


World Taekwondo Federation (WTF)

Federação que participas das olimpiadas, criada após Hong Choi Hi ser expulso da Coréia do Sul


Moo Duk Kwan

Grão Mestre Jung Roul Kim chegou ao Brasil em 1971 em Salvador-BA, onde junto com seu amigo Grão Mestre Jung Do Lim que chegou em agosto de 1968, na Bahia sediando-se em Cruz das Almas/Ba e começou a difundir os ensinamentos do Taekwondo na Faculdade de Agronomia. Gms. Jung Roul Kim permaneceu por um ano em Salvador e em seguida foi para Aracaju - SE e ficou um ano. Em 1973 chegou ao Rio de Janeiro.


Criado pelo Grão Mestre Haeng Ung Lee, que ensinava Taekwondo para tropas americanas na Koréia, e se mudou para os Estados Unidospara difundir a arte. Grão Mestre Haeng Ung Lee, inicialmente ensinava o estilo Chang On, da ITF, porém buscou aperfeiçoar o sistema de ensino, acrescentando chutes já nas fórmulas mais básicas e incluindo programas de treinamentos com armas tradicionais orientais. Hoje o sistema possui um currículo único dentre as demais "escolas", com fórmulas próprias, sequencias de luta, técnicas de defesas pessoais, armas, lutas de solo, artes marciais mistas, evoluindo constantemente, visando se tornar um estilo completo, porém tradicional.
O estilo Songahm é difundido pela Songahm Taekwondo Federation (STF), American Taekwondo Association (ATA) e World Traditional Taekwondo Union (WTTU), em diversos países do mundo, todos comandados a partir da Casa Central em Little Rock, capital do Arkansas, nos Estados Unidos.
Em sentido literal, taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:
  • "Kwon" (em Hangul: 권; em Hanja: 拳; lit.: mão)
  • "Do" (em Hangul: 도; em Hanja: 道; lit.: caminho)

Postado por: Gabriel Vinicius Malischeski

Nenhum comentário:

Postar um comentário