conteúdo do documento -->

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pezão vence e aposenta Fedor



Teve início na madrugada de hoje o tão badalado GP dos pesados do Strikeforce, com lutas reserva e as duas principais apontando os primeiros semifinalistas do torneio. O evento ocorreu em Nova Jersey, nos EUA.

No card preliminar, Jason McLean venceu Kevin Roddy por decisão dividida, numa luta entre pesos pena. Na luta seguinte, entre os também pena Anthony Leone e Josh LaBerge, vitória do segundo por interrupção do árbitro.

Na lutas entre médios, Sam Oropeza venceu Don Carlo-Clauss por nocaute técnico. Em seguida, o brasileiro Igor Gracie dominou John Salgado no chão no 1º round, repetiu o domínio no segundo até encaixar um katagatame que colocou Salgado para dormir, dando ao Gracie a vitória em sua estréia no evento.

A última luta do card preliminar foi em peso combinado. John Cholish finalizou Marc Stevens com uma chave de joelho no 2º round.

Na primeira luta do card principal, Valentijn Overeem explorou a deficiência do veterano do K-1, Ray Sefo, colocando-o para baixo e vencendo com estrangulamento no início do 1º round. Na outra luta reserva do GP, Chad Griggs e Gianpiero Villante fizeram luta emocionante e rápida, vencida por Griggs por nocaute. Logo após, Shane Del Rosario finalizou Lavar Johnson com um arm lock.

As lutas seguintes definiram os primeiro semifinalistas. Sergei Kharitonov mostrou melhor trocação do que Andrei Arlovski, encaixando alguns socos que levaram Andrei a um nocaute brutal e rápido, aos 2:49 do 1º round. Ele espera o vencedor de Josh Barnett x Brett Rogers.

Na luta principal da noite, vimos um capítulo de destaque na história do MMA. Antônio Pezão Silva enfrentou o favorito ao título do torneiro, o lendário russo Fedor Emelianenko.

Fedor partiu para cima no 1º round, mas não intimidou Pezão, e teve seus vários socos respondidos pelo brasileiro. A luta chegou a ir para o chão, mas não demorou a voltar para a trocação. No segundo round, o panorama mudou. Pezão colocou para baixo, e começou o domínio sobre o russo. Pezão conseguiu a montada e desferir vários golpes sobre Fedor, que deu as costas para se defender e quase foi pego num mata-leão. O brasileiro manteve-se por cima surpreendeu a todos dando uma surra no lendário russo, acertando duríssimos golpes, até atacar com um justo katagatame. Vendo que Fedor bravamente resistiria à pressão, Pezão entra na meia-guarda do adversário, e tenta uma chave de joelho, respondida com uma chave de pé, mas o round termina.

Podia-se ver no Fedor no corner com o olho direito completamente fechado, e rosto com muitas marcas dos golpes de Pezão. Os médicos nada poderiam fazer além de encerrar a luta ali mesmo, antes do round final, e o anúncio da vitória do brasileiro chocou a todos no ginásio, e ao redor do mundo. Mesmo no Brasil, a torcida a favor do russo era enorme, talvez maior. E vimos história com a vitória épica de Pezão, a segunda derrota “de fato” do russo na sua brilhante carreira. E vimos história, se Fedor confirmar o que disse na entrevista ainda no octagon, pós-luta:

“Eu dei tudo de mim nesse octógono hoje. Obrigado a todos meus fãs e a Deus. Hoje talvez tenha sido a última vez em que me viram lutar” disse Fedor, para surpresa de todos, inclusive da sua tradutora que, ao passar as palavras do “Último Imperador” para o inglês, parecia ler uma carta de suicídio. Ao público, incrédulo, restou gritar: “Obrigado, Fedor!”.

Pezão sabe que fez história, mas não quer parar por aqui. Ele aguarda o vencedor de Alistair Overeem x Fabrício Werdum para seguir rumo ao título do GP, numa caminhada para tornar-se lenda. E já começou bem, destronando aquele que para muitos é a maior lenda do MMA.
postado por vitor hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário